Região tem 82 casos de sarampo em três cidades

As três maiores populosas cidades da região Oeste já somam 82 casos confirmados de sarampo. São 36 em Osasco, 26 em Barueri e 20 em Carapicuíba. As duas primeiras foram incluídas, pelo Ministério da Saúde, dentre os 39 municípios brasileiros em “surto ativo” da doença, devido à velocidade do crescimento dos casos. Por isso, foram autorizadas a vacinar bebês a partir de 6 meses de idade, embora a imunização só seja indicada a partir dos 12 meses de vida. Além disso, famílias com crianças que vierem para os dois municípios devem vaciná-las com antecedência. Localizada entre Osasco e Barueri, Carapicuíba também enfrenta uma onda de transmissão da doença.  

Os 20 casos foram divulgados pelo prefeito Marcos Neves, em entrevista ao Diário da Região, nesta quinta-feira. Segundo ele, a prefeitura está reforçando a campanha de vacinação para bloquear a transmissão do vírus. “Temos feito campanhas e aplicado a vacinas de acordo com as idades indicadas. Estamos fazendo nossa parte.  Mas precisamos que a população também faça sua parte, comparecendo aos postos e tomando a vacina”, completou.  Nas três cidades, a campanha segue até 16 de agosto e as doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde. O público alvo são pessoas entre 15 e 29 anos, faixa mais suscetível à transmissão.

Elas são vacinadas independente de já terem tomados as doses previstas no calendário nacional, aos 12 e 15 meses de vida. Mas quem não tomou as essas duas doses, independente da idade, também precisa ser imunizado. Barueri também divulgou dados de sua cobertura vacinal. Entre 20 de julho e 7 de agosto, foram aplicadas 33.731 doses. A vacinação também atingiu 34% do público-alvo, de 15 a 29 anos.