Através deste Acordo de Cooperação Técnica, a Natura se compromete a doar cerca de 4 milhões de reais em produtos para a Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: PMC
A Prefeitura de Cajamar e a gigante dos produtos de beleza Natura com sede no município assinaram nesta terça-feira (3), um Acordo de Cooperação Técnica que promete trazer avanços significativos para a área de meio ambiente e sustentabilidade.
A cerimônia de assinatura contou com a presença Prefeito de Cajamar, Danilo Joan; a Vice-Presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina, Ana Costa; da Vice-Presidente de Operações e Logística da Natura &Co América Latina, Josie Ribeiro; do Gerente de Logística Reversa e Material Reciclado da Natura, Sérgio Talocchi; do representante da Cooperativa “Coopermundi Cajamar”, Maria José Naves de Souza; além de vereadores e secretários municipais.
Chamado de Projeto Elo Verde, essa parceria tem como principal objetivo impulsionar a coleta seletiva no município de Cajamar. Através deste Acordo de Cooperação Técnica, a Natura se compromete a doar cerca de 4 milhões de reais em produtos para a Secretaria de Meio Ambiente. O Projeto Elo Verde, como foi denominado, promoverá geração de empregos, conscientização ambiental e a troca de produtos por materiais recicláveis, visando a promoção da coleta seletiva e a preservação do meio ambiente.
Vale lembrar, que mais de R$ 4 milhões em produtos serão doados, incentivando a troca por recicláveis dentro dos colégios do futuro no município, junto à cooperativa que já tem 50 cooperadores cadastrados e com este projeto visa avançar para 300. Além disso, o projeto também prevê a instalação de pontos de coleta de recicláveis em toda a cidade. Dessa forma, a parceria entre a Natura e a Prefeitura de Cajamar representa um marco importante na busca por um futuro mais sustentável para a região.
A Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, será responsável por implementar pontos de coleta e troca em todo o município, com foco especial nas escolas municipais. A ideia é que as crianças recebam educação ambiental e conscientização, além de levar o conceito de reciclagem de coleta seletiva para suas famílias. O projeto também terá pontos de apoio em locais estratégicos, como a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Núcleo do Idoso.
De acordo com o prefeito Danilo Joan, com essa união entre Prefeitura e a empresa Natura, a cidade de Cajamar dá um passo importante em direção a um futuro mais verde e sustentável. “Participo com orgulho da assinatura do Projeto Elo Verde, uma parceria incrível entre a Natura e a Prefeitura. Esse marco alinha-se à nossa visão para o desenvolvimento sustentável, focando na coleta seletiva em Cajamar. O Elo Verde é fundamental para essa nova fase com responsabilidade ambiental. Juntos, moldaremos um futuro mais verde e sustentável”, disse o prefeito de Cajamar.
COMO FUNCIONA O ELO VERDE
O sistema de coleta e troca será simples e eficaz. Os moradores deverão separar os resíduos recicláveis em suas casas, lembrando que eles devem estar limpos para serem aceitos. Em seguida, os moradores deverão se dirigir a um ponto de coleta próximo de suas residências e trocar esses materiais por produtos Natura.
O projeto Elo Verde prevê que, dependendo do tipo e quantidade de resíduo entregue, os moradores poderão escolher produtos Natura de maior ou menor valor. Todos os resíduos coletados nos pontos de coleta e troca serão destinados à Cooperativa “Coopermundi Cajamar”, selecionada pela Natura como parte do Termo de Cooperação.
Essa cooperativa terá a responsabilidade de pesar e separar os resíduos de acordo com as diretrizes do projeto, fornecendo indicadores atualizados sobre o volume de resíduos coletados no município. Com base nesses dados, a Natura comprará os materiais recicláveis, estimulando indiretamente a reciclagem e promovendo um ciclo sustentável.
Veja mais
Alunos do Colégio do Futuro de Cajamar recebem Ovos de Páscoa
Feriadão tem previsão de chuva em algumas regiões do país
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic