Fonte: AEA Cajamar
O desenvolvimento sustentável é um conceito que visa alcançar o crescimento econômico, proteção ambiental e melhoria das condições sociais de forma equilibrada e interligada. A Engenharia tem papel fundamental, pois é responsável pelo desenho e implementação de soluções tecnológicas eficientes, sustentáveis e seguras para a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.
Modelos de aplicabilidade integra a engenharia ambiental que desenvolve a tecnologia de tratamento de resíduos, recuperação de áreas contaminadas, gestão de recursos hídricos e engenharia de energia, que trabalha com fontes de energia renováveis, eficiência energética e sistemas de geração de energia.
A engenharia civil procura construir edifícios sustentáveis operando materiais ecologicamente corretos, utilizando métodos de construções responsáveis.
Desenvolvimento sustentável e as engenharias são interdependentes e precisa um do outro para alcançar objetivos, crescimento econômico, proteção ambiental e desenvolvimento social
Alguns exemplos de como a engenharia contribui com o desenvolvimento sustentável:
Energia renovável: Energia renovável é energia produzida de fontes inesgotáveis como o sol, vento, água, biomassa e energia geotérmica. Engenharia é aplicada no desenvolvimento e implementação de tecnologia para produção de energia renováveis, incluindo painéis de energia solar, turbinas eólicas, usinas hidrelétricas e de biogás. Além disso os engenheiros também desenvolvem sistemas de armazenamento de energia para produzir energia renovável viável e acessível para uso em grande escala.
Edifícios verdes: Edifícios verdes são planejados para ser energeticamente eficiente e ambientalmente, que visa reduzir sua pegada de carbono e seu impacto ambiental. Edifícios verdes podem incluir recursos como: telhados verdes, luz, ventilação natural, painéis solares, sistemas de reutilização de água etc.
Edifícios verdes também podem ter certificações de desenvolvimento sustentável, como LEED (Leader-
ship in Energy and Environmental Design), que atestam seu bom desempenho ambiental.
A construção de edifícios e infraestruturas que usam tecnologias e materiais sustentáveis é fundamental para essa iniciativa. Construção verde ou sustentável é um edifício que sua construção, pode manter ou melhorar a qualidade de vida do meio onde está inserido.
Uso de materiais ecológicos: Escolha de materiais de construção, por exemplo madeira certificada, tijolos ou painéis solares promovendo a eficiência da energia e sustentabilidade dos edifícios.
Instalação de sistemas de produção de energia renovável, por exemplo:
Painéis solares, turbinas eólicas e energia geotérmica.
O desenvolvimento sustentável também pode melhorar o setor de engenharia de vários meios:
Novas possibilidades de negócios: foco em projetos sustentáveis
Há a oportunidade de se desenvolver na área de engenharia utilizando soluções inovadoras e de alta qualidade, a tecnologia possibilita que abram novas oportunidades de mercado.
Avanço da imagem pública: Ao agregar com a participação de projetos de Proteção Ambiental e melhoria da qualidade de vida, a engenharia pode melhorar sua imagem pública e reforçar sua relação com a sociedade.
Redução de custos: Projetos sustentáveis mais eficientes energeticamente e economicamente a longo prazo com objetivo de reduzir custos para as empresas e para a sociedade.
Em resumo, pode-se argumentar que a sustentabilidade pode ser uma grande oportunidade para a engenharia crescer e evoluir, contribuindo com a proteção ambiental e melhorando a qualidade de vida da sociedade.