Com os acidentes envolvendo escorpiões em alta, todo cuidado é pouco. Ainda na mais na região Sudeste onde de acordo com o Ministério da Saúde, concentra o maior número de casos, com 65 mil notificações. Só em 2018, foram registrados 39 mil ocorrências e 20 mortes no Estado de São Paulo.
Segundo o biólogo Claudio MaurĆcio Vieira, do Instituto Vital Brazil, referĆŖncia na Ć”rea de soros antipeƧonhentos, os acidentes com escorpiĆ£o estĆ£o em franco crescimento, principalmente no interior de SĆ£o Paulo, onde ocorre a maioria dos acidentes graves.
A espécie predominante no Sudeste é a Tityus stigmurus, também chamada de escorpião-amarelo, considerada uma das mais perigosas devido a alta toxidade de seu veneno, segundo o biólogo.
Prevenção
A principal forma de prevenção de acidentes com o animal é manter os ambientes limpos e organizados, não só dentro da casa, mas também nos arredores. Portanto, nada de deixar alimentos, lixo ou entulho e madeira velha acumulados que pode atrair barata, seu principal alimento.
O escorpião é um animal de hÔbitos noturnos que se movimenta durante a noite, em busca de alimento, e sem esconde durante o dia. A preferência é por locais escuros, úmidos e com pouco movimento, tanto na Ôrea externa como interna da casa, segundo o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde. Entre eles estão sapatos, roupas, ralos, batentes de portas e janelas, assoalhos soltos, frestas na parede, caixas de energia, armÔrio sob a pia, panos de chão e toalhas penduradas.
SĆ£o ainda focos de ocorrĆŖncia do animal construƧƵes, lixos, troncos e folhas caĆdas, viveiros de plantas, margens de córregos, galerias de esgoto e bocas de lobo. Em prĆ©dios, merece atenção o fosso do elevador, caixas de passagem e de gordura, caixas e pontos de energia e lixeiras.
Em caso de acidente com escorpiĆ£o, o MinistĆ©rio orienta a ir imediatamente ao hospital mais próximo. O soro antiescorpiĆ“nico, necessĆ”rio em casos moderados e graves, Ć© disponibilizado apenas em hospitais de referĆŖncia do SUS, Sistema Ćnico de SaĆŗde, e nĆ£o pode ser encontrado em clĆnicas particulares.
O MinistĆ©rio distribui as ampolas de soro antiescorpiĆ“nico aos Estados, que determinam quais municĆpios irĆ£o receber a substĆ¢ncia, de acordo com a situação epidemiológica de cada regiĆ£o, segundo a pasta.
Veja mais
Vacinação contra a gripe estÔ liberada para toda a população em Cajamar
Cajamar intensifica campanha de vacinação contra a febre amarela
UPA de Jordanésia agora com atendimento odontológico 24h!