Connect with us

Eleições Suplementares Cajamar 2019

Cajamar elege Danilo Joan novo prefeito. Abstenção foi a maior da história

Published

on

Por: Ricardo Pazin/Redação Top Tv On

O empresário Danilo Joan (PSD) será o novo prefeito de Cajamar. Ele venceu no ultimo domingo (17) a eleição suplementar com 48% dos votos válidos e ficou à frente do vereador Eurico Missé (DEM), 25%, e do ex-prefeito Messias (PSDB), com 13%.

O município não tem segundo turno por ter menos de 200 mil eleitores. Ao todo, 39 mil moradores foram às urnas e houve abstenção de 28% – 17 mil, a maior já registrada na história do município.

A votação fora de época foi convocada após a cidade ficar sem prefeito e por conta de uma crise política que levou o município a 13 trocas de prefeitos nos últimos seis anos. Danilo será o 14º e terá menos de dois anos de mandato.

O prefeito eleito foi o segundo colocado da eleição de 2016, quando foi superado por Paula Ribas (PSB). A prefeita e a vice foram cassadas no ano passado.

“Vocês acabaram de romper um ciclo da velha política que roubou o sonho do cidadão cajamarense”, discursou em cima de um trio elétrico após a apuração. Com a coligação “Por uma nova Cajamar”, Joan passou a campanha com o mote contra a “velha política”. “Vamos andar nessa cidade de cabeça erguida. Nunca ninguém vai falar que Danilo Joan se meteu em algum tipo de corrupção”.

Joan é empresário do ramo de terraplenagem e resíduos da construção civil. Terá como desafio retomar a credibilidade do poder público na cidade e melhorar os serviços de saúde e de transporte, apontados como principais problemas por moradores.

Desde a saída da prefeita, a cidade tem sido governada interinamente pelo presidente da Câmara dos Vereadores. Em dezembro, Saulo Rodrigues (PSD) assumiu o posto, que antes foi ocupado por Eurico Missé.

RESULTADO ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE CAJAMAR

Danilo Joan (PSD): 18.911 votos (48,17%)
Eurico Missé (DEM): 9.924 votos (25,28%)
Messias (PSDB): 5.286 (13,46%)
Francisco Thainan (PSOL): 1.827 (4,65%)
Vaguinho Cajamar (PSL): 1.407 (3,58%)
Alexandre Lima (Patri): 985 (2,51%)
Shima Gás (PSC): 922 (2,35%)

Brancos: 1.766 (3,99%), Nulos: 3.252 (7,34%). Abstenção: 17.342.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cajamar

Danilo Joan, quer resgatar confiança do povo

Published

on

By

Por: Matheus Herbert / Gazeta de São Paulo

No cargo de prefeito de Cajamar há pouco mais de um mês, o empresário Danilo Joan (PSD) quer resgatar a confiança dos eleitores da cidade. Nos últimos seis anos, o município já teve 13 prefeitos e, por conta dessa instabilidade política, obras foram paralisadas e a confiança dos moradores ficou estremecida. Em entrevista exclusiva ao Jornal Gazeta de São Paulo, o novo chefe do executivo fez um balanço dos primeiros dias de governo, apontou saúde e educação como prioridades e disse que agora “existe um prefeito de fato”.

Joan foi eleito com 48% dos votos válidos em uma eleição suplementar realizada em março. A mudança foi determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), após a cassação da prefeita Paula Ribas (PSB) e da vice Dalete de Oliveira (PCdoB). A justiça entendeu que obras foram realizadas no período eleitoral para beneficiar a candidata. O município de Cajamar tem cerca de 73 mil habitantes espalhados por uma área de 131,386 km²

“Agora sim existe um prefeito de fato à frente da nossa cidade. Essas mudanças realmente afetam o desenvolvimento do município. Quando assumi, já sabia dos desafios e das dificuldades, porém com muito trabalho já estamos começando a dar um novo ritmo a Cajamar. Realmente, o objetivo é resgatar a confiança dos moradores e também dos empresários”, disse Danilo Joan, que terá como vice-prefeito Moacyr “Só Galpão”, também do PSD.

“Pegamos uma prefeitura engessada, com licitações paradas, sem remédios nas unidades de saúde, entre outros problemas. De primeira, coloquei profissionais técnicos em cada secretaria, pessoas que entendem do assunto, porque isso é muito importante. Depois disso abrimos licitações fundamentais, como para pavimentações de vias e até mesmo para a compra de uniforme escolar. Cajamar nunca entregou uniforme escolar e isso acontecerá pela primeira vez. A ideia é começar a entrega a partir de agosto”, complementou Joan.

Uma das principais reclamações dos moradores do município é a falta de zeladoria da cidade. “Com todas essas mudanças, serviços como o de sinalização de faixas, capinagem nas ruas e terrenos foram esquecidos. A limpeza foi esquecida. Esperamos que agora, com a nova gestão, possa melhorar”, disse Edite Nunes, de 59 anos, que mora há mais de 30 anos na cidade.

“O serviço de zeladoria também foi retomado. Começamos a sinalizar vias e também realizar uma manutenção em nossas praças. Além disso colocamos em pratica projetos importantes como o Ver e Viver, onde é distribuído gratuitamente óculos de grau para alunos da rede municipal de ensino, o Saúde na Praça, que leva atendimento médico aos bairros da nossa cidade. Nesses mutirões são realizados exames rápidos como aferição de pressão, glicemia, hepatites, sífilis, HIV, entre outros. Aos poucos vamos avançando. Neste sábado (1º), os atendimentos do Saúde na Praça aconteceram na EMEB Josue Moreira Sena, no Lago Azul.

“Estamos tomando medidas que vão surgir efeitos, como a duplicação da avenida Tenente Marques, nas proximidades das divisas de Cajamar e Santana de Parnaíba. Ali tem um trânsito complicado e vamos fazer todo um trabalho para melhorar isso nos próximos dias e também vamos criar a primeira área de lazer da cidade, que será um parque no Jordanésia. Lá terá pista de caminhada, playground e outros espaços”, reforçou o prefeito.

Já na área de segurança, a Prefeitura de Cajamar que criar uma central de monitoramento. “Abri uma licitação para termos uma central com câmeras que vão monitorar o município. A ideia é que elas fiquem posicionadas estrategicamente nas entradas e saídas da cidade e nas escolas municipais. Temos outros projetos, de qualquer forma, podem esperar muito trabalho, porque vamos fazer uma boa gestão”, finalizou o chefe do executivo.

Continue Reading

Cajamar

Prefeito e vice eleitos em pleito suplementar tomam posse em Cajamar

Published

on

By

Foram empossados na manhã dessa quinta-feira (25), o prefeito e o vice que venceram as eleições suplementares em Cajamar no último dia 17 de março. Danilo Barbosa Machado (PSD) e o vice Moacyr Pedro da Silva (PSD) receberam 18.911 votos, o que representa 48% dos votos válidos. No total, 39 mil moradores foram às urnas e houve abstenção de 28%, ou aproximadamente 17 mil eleitores.

A votação fora de época foi convocada após a cidade ficar sem prefeito e por conta de uma crise política que levou o município a 13 trocas de prefeitos nos últimos seis anos. Danilo será o 14º e terá menos de dois anos de mandato.

“Vamos andar nessa cidade de cabeça erguida. Vamos pacificar, chega de guerra política. Cajamar precisa estar acima de qualquer ego ou interesse. Iremos governar para todos, e pode ter certeza que iremos resgatar a alto estima do nosso povo, melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou Danilo.

Empresário e presidente do PSD na cidade, Danilo Joan havia concorrido na eleição para prefeito de 2016, tendo ficado em segundo lugar.

Cerimônia

A cerimônia foi presidida pelo presidente em exercicio, o vereador Eurico Missé (DEM), e contou com a participação dos 15 vereadores.

Nomeações

A previsão é que até segunda-feira, 29, os novos secretários nomeados já estejam a frente da administração municipal.

Continue Reading

Cajamar

Câmara Municipal marca posse dos eleitos para às 10h, na quinta (25)

Published

on

By

Após Justiça Eleitoral diplomar Danilo Joan e Moacyr ‘Só Galpão’, ambos do PSD, como novos prefeito e vice de Cajamar, durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (15), no Fórum Municipal, a Câmara dos Vereadores divulgou nesta terça-feira (16) o horário da posse do prefeito e vice eleito.

A posse será às 10h na próxima quinta-feira (25).

Durante a diplomação no salão do júri Danilo Joan agradeceu os votos recebidos e a vitoria nas urnas. “Meu muito obrigado mais uma vez. Principalmente pela oportunidade. Eu divido com todos vocês cidadãos cajamarenses que querem uma nova história para Cajamar, que querem o melhor pra sua família, esse diploma não é meu, esse diploma é do povo, é o povo que escolheu, e eu sou só um cidadão no meio de todos vocês que querem mudança e o que eu prometi pro cidadão cajamarense eu vou cumprir”, disse Danilo Joan.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Trending

Portal TopTVOn Brasil ©2021