Por Ricardo Rodrigues Pazin
Eleitos com 18.911 votos no dia 17 de março, Danilo Joan, e seu vice Moacyr Pedro da Silva, ambos do PSD, foram diplomados pela Justiça Eleitoral de Cajamar na tarde desta terça-feira (15). A diplomação é o último ato do processo eleitoral, tornando Danilo e Moacyr aptos para tomar posse no dia 25 de abril.
Abstenções, votos nulos e brancos
O percentual de abstenções, ou seja, pessoas que não votaram em Cajamar, nessa eleição suplementar municipal chegou a 28%, totalizando 22.360 votos. Foram computados 17.342 abstenções, 3.252 votos nulos. Outros 3,99%, representando 1.766 eleitores que votaram em branco.
Crise
A votação fora de época foi convocada após a cidade ficar sem prefeito e por conta de uma crise política que levou o município a 13 trocas de prefeitos nos últimos seis anos. Danilo será o 14º e terá menos de dois anos de mandato.
O prefeito eleito foi o segundo colocado da eleição de 2016, quando foi superado por Paula Ribas (PSB). A prefeita e a vice foram cassadas no ano passado.
Com a coligação “Por uma nova Cajamar”, Joan passou a campanha com o mote contra a “velha política”. “Vamos andar nessa cidade de cabeça erguida. Nunca ninguém vai falar que Danilo Joan se meteu em algum tipo de corrupção”.
Documento único digital será emitido a partir do segundo semestre
Desde a saída da prefeita, a cidade tem sido governada interinamente pelo presidente da Câmara dos Vereadores. Em dezembro, Saulo Rodrigues (PSD) assumiu o posto, que antes foi ocupado por Eurico Missé.
Transição
“Já começamos a trabalhar. Estamos sendo diplomados hoje, mas sabemos que o caminho pela frente envolve vários desafios. Como temos pouco tempo e a cidade não pode parar, estamos nos reunindo com os atuais secretários com o apoio do prefeito interino Saulo Anderson, para entender quais as ações prioritárias na cidade”, garantiu Danilo.
A juiza eleitoral Gina Fonseca Côrrea, que assinou os diplomas, parabenizou e advertiu a dupla. “Estão todos de olho nesse novo governo e suas futuras ações. Trabalhem por Cajamar, pois a cidade precisa. Parabéns, desejamos sucesso”, discursou.
A cerimonia foi realizada no salão do júri e reuniu centenas de moradores e líderes políticos.
Danilo e Moacyr são diplomados pela Justiça Eleitoral

Veja mais
Alunos do Colégio do Futuro de Cajamar recebem Ovos de Páscoa
Feriadão tem previsão de chuva em algumas regiões do país
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic