Desde o inicio do mês de junho o serviço de apoio para a população em situação de rua de Cajamar passou a ser ofertado pela Comunidade Terapêutica Hácali localizada no bairro do Ponunduva. A instituição é conveniada junto à Prefeitura de Cajamar
Além do serviço de acolhimento aos moradores que querem deixar as ruas da cidade, são fornecidas duas refeições para cada assistido – jantar e café da manhã –, banho e guarda de pertences. O atendimento é monitorado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
O Hácali é responsável por uma comunidade terapêutica que atua com o tratamento de dependência química e alcoólica. A comunidade terapeutica Hácali esta localizada na Rua Buritama, nº 4 no Ponunduva.
Resistência
Não é por falta de ajuda que as ruas de Cajamar são cheias de andarilhos, usuários de drogas. O plantão social que existe há anos na cidade faz abordagens para tentar encaminhar os moradores de rua para abrigos, mas o que impressiona que mesmo com a estrutura disponível existe uma recusa por parte dos andarilhos abordados.
Na semana passada uma abordagem integrada com a assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social foi realizada.
Se o morador aceita a ajuda ele pode ser encaminhado para uma casa terapêutica conveniada com a prefeitura. Muitos dos assistidos, na maioria dos casos acabam abandonando o serviço e voltam para a rua.
Para maiores informações a população poderá procurar o Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), em Jordanésia, na Rua Rubens Barbosa, nº 131. (11). 4407-1025.
Veja mais
Contas externas registram déficit de US$ 8,8 bilhões em fevereiro
Prefeitura amplia horário de funcionamento das unidades de saúde de Cajamar
Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula