O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) informou, nesta quarta-feira (3), que decidiu multar a empresa Empiricus por publicidade enganosa. De acordo com o órgão, a empresa foi notificada no último dia 19 em razão da publicidade veiculada na internet.
Na publicidade aparecia a funcionária da Empiricus Bettina Rudolph, de 22 anos, afirmando ter acumulado um patrimônio acima de R$ 1 milhão, após ter começado a investir com R$ 1.520 durante três anos. Ela ainda diz que, investindo em ações, o lucro será proporcionalmente igual ao que ela teve.
“A afirmação da empresa de garantias de resultados de investimentos sob sua orientação, via movimentações financeiras no mercado variável de ações, demonstra-se enganosa e capaz de induzir o consumidor a erro”, informou o Procon, em nota.
“No documento foi pedido a instauração de um inquérito policial contra a referida empresa para apuração de fatos potencialmente lesivos ao direito do consumidor e requer a adoção das providências legais cabíveis”, diz o órgão.
Além do Procon-SP, a empresa também é alvo do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que regula os anúncios veiculados na internet.
Segundo o Conar, “numerosas denúncias de consumidores” motivaram a abertura do processo. Pois as denúncias questionavam a veracidade das afirmações contidas nos vídeos, prometendo sem maiores explicações rentabilidade alta para investimentos financeiros.
Veja mais
Visando alimentação saudável, governo quer mudar itens da cesta básica
Live do Dr. Juscelino Neto com Guina Francisco
Vini, Neymar e Debinha estão entre indicados ao prêmio Fifa The Best