As três maiores populosas cidades da região Oeste já somam 82 casos confirmados de sarampo. São 36 em Osasco, 26 em Barueri e 20 em Carapicuíba. As duas primeiras foram incluídas, pelo Ministério da Saúde, dentre os 39 municípios brasileiros em “surto ativo” da doença, devido à velocidade do crescimento dos casos. Por isso, foram autorizadas a vacinar bebês a partir de 6 meses de idade, embora a imunização só seja indicada a partir dos 12 meses de vida. Além disso, famílias com crianças que vierem para os dois municípios devem vaciná-las com antecedência. Localizada entre Osasco e Barueri, Carapicuíba também enfrenta uma onda de transmissão da doença.
Os 20 casos foram divulgados pelo prefeito Marcos Neves, em entrevista ao Diário da Região, nesta quinta-feira. Segundo ele, a prefeitura está reforçando a campanha de vacinação para bloquear a transmissão do vírus. “Temos feito campanhas e aplicado a vacinas de acordo com as idades indicadas. Estamos fazendo nossa parte. Mas precisamos que a população também faça sua parte, comparecendo aos postos e tomando a vacina”, completou. Nas três cidades, a campanha segue até 16 de agosto e as doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde. O público alvo são pessoas entre 15 e 29 anos, faixa mais suscetível à transmissão.
Elas são vacinadas independente de já terem tomados as doses previstas no calendário nacional, aos 12 e 15 meses de vida. Mas quem não tomou as essas duas doses, independente da idade, também precisa ser imunizado. Barueri também divulgou dados de sua cobertura vacinal. Entre 20 de julho e 7 de agosto, foram aplicadas 33.731 doses. A vacinação também atingiu 34% do público-alvo, de 15 a 29 anos.
Veja mais
Cajamar é destaque nacional em acesso à saúde e lidera ranking no estado de São Paulo
Copom eleva juros básicos da economia para 14,25% ao ano
Dólar cai para R$ 5,68 e fecha no menor valor em quatro meses