Os pedágios das rodovias paulistas ficam mais caros a partir da 0 hora de segunda-feira, dia 1º de julho. O reajuste é anual e está previsto nos contratos de concessão das estradas à iniciativa privada.
Este ano, o índice médio será de 4,66%. Mas, devido ao arredondamento, em algumas praças o índice sobe um pouco.
Dentre as estradas que cortam a região, na Rodovia Anhanguera em Perus e Bandeirantes em Caieiras a tarifa nas praças de pedágio sobem de R$ 9,20 para R$ 9,60.
Confira o reajuste nas principais praças de pedágios do estado:
Rodoanel Mário Covas
- Trecho Oeste: de R$ 2,00 para R$ 2,10;
- Trecho Sul: de R$ 3,40 para R$ 3,50;
- Trecho Leste: de R$ 2,50 para R$ 2,60.
Anchieta-Imigrantes
- Anchieta (Riacho Grande): de R$ 26,20 para R$ 27,40;
- Imigrantes (Eldorado): de R$ 3,60 para R$ 3,80;
- Imigrantes (Piratininga): de R$ 26,20 para R$ 27,40.
Ayrton Senna-Carvalho Pinto
- Ayrton Senna (Itaquaquecetuba): de R$ 3,70 para R$ 3,90;
- Ayrton Senna (Guararema): de R$ 3,50 para R$ 3,60;
- Carvalho Pinto (São José dos Campos): de R$ 3,50 para R$ 3,60;
- Carvalho Pinto (Caçapava): de R$ 3,60 para R$ 3,70.
Anhanguera
- Anhanguera (Perus): de R$ 9,20 para R$ 9,60;
- Anhanguera (Valinhos): de R$ 9,10 para R$ 9,50;
- Anhanguera (Nova Odessa): de R$ 8,10 para R$ 8,40;
- Anhanguera (Limeira): de R$ 6,10 para R$ 6,40;
- Anhanguera (Leme): de R$ 7,60 para R$ 7,90;
- Anhanguera (Pirassununga): de R$ 7,60 para R$ 7,90;
- Anhanguera (Santa Rita do Passa Quatro): de R$ 7,30 para R$ 7,60;
- Anhanguera (São Simão): de R$ 7,30 para R$ 7,60.
De acordo com o governo do Estado, o índice corresponde à reposição da inflação medida pelo IPCA entre junho de 2018 e maio de 2019. O reajuste nessa data vale para as rodovias que tiveram contratos assinados das três primeiras etapas do programa, incluindo ainda os sistemas Anhanguera/Bandeiras e Anchieta/Imigrantes, dentre outros.
Já nas duas concessões mais recentes, assinadas a partir de 2017, o reajuste será aplicado nas datas de aniversário dos contratos: Entrevias (6 de julho) e ViaPaulista (23 de novembro).
Na divulgação dos reajustes, o governo também anunciou a criação do conceito do Desconto para Usuário Frequente, que implantada na primeira concessão do governo Doria, o Lote Piracicaba-Panorama. O valor cobrado terá descontos progressivos para garantir um resultado médio no mês equivalente à tarifa que seria cobrada pelo trecho percorrido (a base do conceito do pedágio Ponto a Ponto). Assim, na prática, o motorista que usar mais a rodovia vai pagar menos.
Além disso, nos contratos assinados a partir de 2017, já está valendo também o desconto de 5% para todos os usuários que fizerem a opção pelo pagamento eletrônico (cabines automáticas com leitura de tag).

Veja mais
Sebrae Móvel participa de mutirão com orientação gratuita para empreendedores em Osasco
Emprega Cajamar divulga mais de 70 vagas de emprego com entrevistas nesta semana
Colégio do Futuro mantém mais de 11 escolas em obras e entrega unidade totalmente reformada e revitalizada no Polvilho