Connect with us

Saúde

Controle de dengue será feita digitalmente em Cajamar

Published

on

Foi realizado no último dia 14, na sede da Secretaria de Saúde de Cajamar, o treinamento para funcionários do SISAMOB, novo sistema desenvolvido pela SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias, que tem objetivo de trazer maior agilidade no processo de coleta de dados de campo das atividades do programa de controle de dengue e arboviroses. 

A nova ferramenta permite a coleta de dados de forma automática através de dispositivo portátil como celular ou tablet, dispensando o uso de boletim e consequente necessidade de digitação de dados. 

“Somos a primeira cidade a implantar o sistema em nossa regional. Isso irá nos permitir uma maior agilidade na informação e análise dos dados para tomada de decisões, onde é conectado à base oficial do Estado de São Paulo para registro das informações de controle de vetores e deve servir como apoio à tomada de decisões nos permitindo a geração de mapas de forma automática e simples.” – informaram o Secretário de Saúde de Cajamar, Márcio de Lúcio e Cristiano dos Reis Rodrigues, Gerente de Zoonoses. 

“Essa é mais uma ferramenta que vai nos ajudar a ter mais controle no combate à Dengue e outras doenças transmitidas por insetos, nos facilitando a tomar decisões junto à Secretaria de Saúde, de forma rápida, dando retorno imediato à população em caso de necessidade” – informou o Prefeito Interino, Saulo Anderson. 

Outra ferramenta integrada ao sistema é o mapeamento em casos de arboviroses. Esta ferramenta permite a visualização espacial dos casos no tempo e no espaço, integrando essa informação com os dados do trabalho realizado no Programa de Controle e assim ampliando as opções de analise de dados

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cajamar

Vacinação contra a COVID-19 para pessoas de 39 anos nesta sexta-feira (09) em Cajamar

Published

on

By

Para agilizar o atendimento, é importante preencher o formulário online, disponível através do site https://vacinaja.sp.gov.br

Fonte: PMC

Nesta sexta-feira (09), feriado estadual, a Secretaria de Saúde de Cajamar irá avançar mais uma etapa do Cronograma de Vacinação contra a COVID-19. Desta vez, o público alvo são pessoas de 39 anos.

Neste feriado, as imunizações serão aplicadas exclusivamente nos distritos de Jordanésia e Polvilho. Em Jordanésia, o Polo de Vacinação está localizado no Centro de Eventos Boiódromo, e as imunizações são aplicadas pelo sistema drive-thru, sem precisar sair do veículo (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia). No Polvilho, a vacinação está sendo aplicada no Ginásio Antônio Carlos Tramassi (estacionamento para veículos disponível ao lado do ginásio). Atendimento das 09h às 17h.

Para receber a imunização não é necessário agendar. Para agilizar o atendimento, é importante preencher o formulário online, disponível através do site https://vacinaja.sp.gov.br. No momento da aplicação, é preciso apresentar documento original com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

As novas etapas da campanha serão divulgadas conforme o recebimento dos lotes de imunizações. É importante acompanhar os meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Cajamar (site e redes sociais), onde serão transmitidas as atualizações das próximas fases do cronograma de vacinação.

POLOS DE VACINAÇÃO

Atendimento das 9h às 17h:

  • Drive-thru: Centro de Eventos “Boiódromo”, em Jordanésia Av. Vereador Joaquim Pereira Barbosa nº 827 (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia)
  • Ginásio do Polvilho: Ginásio de Esportes “Antônio Carlos Tramassi”, no Polvilho. Rua Creuza Ferreira de Araújo nº 120 (estacionamento para veículos ao lado do Ginásio)

Documentos obrigatórios: documento original com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

Continue Reading

Cajamar

Cajamar vacina contra Covid pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades; veja os locais

Published

on

By

Confira os novos grupos prioritários com idade igual ou superior a 18 anos que serão vacinados a partir dessa semana no município de Cajamar

A partir desta segunda-feira (07), o município de Cajamar iniciou a vacinação contra a COVID-19 para um novo público-alvo. Desta vez, o Cronograma de Vacinação inclui pessoas com Síndrome de Down; Transplantados Imunossuprimidos; pessoas com Deficiência Permanente (BCP); pessoas com Comorbidades; Gestantes e Puérperas com Comorbidades. Todos na faixa etária de 18 a 59 anos.

IMPORTANTE: grávidas com comorbidades com 18 anos ou mais devem agendar a vacinação antecipadamente pelos telefones: (11) 4447-1233, (11) 4446-6330, (11) 4446-6818, (11) 99483-0881, (11) 99465-4332 ou (11) 98964-0716.

Para os outros casos, as imunizações estão sendo aplicadas em Jordanésia, Polvilho, Cajamar Centro, Ponunduva e km 43. Em Jordanésia, um dos Polos de Vacinação está localizado no Centro de Eventos Boiódromo, e as imunizações são aplicadas pelo sistema drive-thru, sem precisar sair do veículo (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia). No Polvilho, a vacinação está sendo aplicada no Ginásio Antônio Carlos Tramassi (estacionamento para veículos disponível ao lado do ginásio). Atendimento de segunda a sábado, das 09h às 17h.

Em Cajamar Centro, KM 43 e Ponunduva, as vacinas contra a COVID-19 serão aplicadas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 09 às 16h. Após este horário, os atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Polvilho e Jordanésia, das 17 às 19h.

Para receber a imunização não é necessário agendar. Porém, para agilizar o atendimento, é importante preencher o formulário online, disponível através do site https://vacinaja.sp.gov.br. No momento da aplicação, é preciso apresentar documento com foto original, cartão do SUS e a cópia de receitas ou laudo médico, de acordo com cada caso:

COMORBIDADES: Apresentar laudo médico / receituário atualizado comprovando a patologia;

DEFICIÊNCIA PERMANENTE: Levar comprovante do recebimento do benefício de prestação continuada da assistência social;

TRANSPLANTADOS: Apresentar comprovante do transplante ou laudo médico.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

  • Insuficiência Cardíaca
  • Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Síndromes coronarianas
  • Miocardiopatias pericardiomiopatias
  • Valvopatias
  • Doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatia congênita do adulto
  • Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
  • Diabetes Mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão arterial resistente
  • Hipertensão arterial estágio 3
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão no órgão alvo
  • Doença cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidos
  • Anemia falciforme
  • Obesidade mórbida
  • Cirrose hepática
  • HIV

VACINAÇÃO (exceto grávidas com comorbidades)

Atendimento de segunda a sábado, das 9h às 17h:

  • Drive-thru: Centro de Eventos “Boiódromo”, em Jordanésia Av. Vereador Joaquim Pereira Barbosa nº 827 (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia)
  • Ginásio do Polvilho: Ginásio de Esportes “Antônio Carlos Tramassi”, no Polvilho. Rua Creuza Ferreira de Araújo nº 120 (estacionamento para veículos ao lado do Ginásio)

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h:

  • ESF KM 43: Av. das Nascentes nº 518 – Bairro São Benedito/Km 43
  • ESF Ponunduva: Rua Joaquim Rodrigues Pontes nº 203 – Ponunduva
  • ESF Cajamar Centro: Av. Prof. Walter Ribas de Andrade nº 544 – Centro

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h:

  • UBS Jordanésia: Av. Dr. Antônio João Abdalla nº 850
  • UBS Polvilho: Rua Timburi 121, Polvilho

Continue Reading

Cajamar

Pessoas com comorbidades devem levar cópia de laudo médico quando forem vacinar

Published

on

By

Fonte: PMC

A medida tem como objetivo evitar fraudes de pessoas que tentam passar na frente sem pertencer aos grupos prioritários

A partir dessa semana, a Secretaria de Saúde solicita uma cópia da declaração, receita ou laudo médico de pessoas com comorbidades que forem receber a primeira dose de vacinas contra a COVID-19. A medida foi estabelecida seguindo orientações do Ministério Público, e tem como objetivo evitar fraudes de pessoas que tentam passar na frente, sem pertencer aos grupos prioritários.

A nova determinação entrou em vigor nesta segunda-feira (31). Com isso, é preciso que no momento da vacinação a pessoa leve junto uma cópia da receita ou laudo médico para que seja anexado no cadastro. Continuará sendo necessário também a apresentação de comprovante de residência do município e documento com foto.

Esse novo critério será utilizado em todos os municípios de São Paulo, visando garantir que a imunização está sendo aplicada rigorosamente apenas nos grupos prioritários liberados. Caso seja detectado qualquer tipo de irregularidade, será iniciado um processo civil/criminal, com encaminhamento para providências do Ministério Público (MP).

Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Trending

Portal TopTVOn Brasil ©2021