Connect with us

Saúde

Hemocentros de São Paulo estão com estoque baixo de sangue

Para doar basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Published

on

A Secretaria da Saúde do Estado fez um apelo para incentivar doações de sangue, já que os bancos estão operando com apenas 40% da reserva necessária para atendimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública.

A manutenção do estoque é fundamental para a realização de cirurgias, por exemplo. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia.

“Pedimos apoio às pessoas para que doem sangue sempre que puderem e, especialmente, neste momento. A doação de sangue é segura e fundamental para ajudar a salvar vidas. É importante salientar que postos de coleta não oferecem riscos”, enfatiza o Secretário de Estado de Saúde, José Henrique Germann.

Para doar basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. É realizada uma entrevista de triagem, no dia da doação. Devido ao novo Coronavírus, há alguns impedimentos, que podem ser consultados a seguir.

No site da Pró-Sangue é possível saber os pré-requisitos básicos para doar. A dica é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o atendimento é mais rápido. Para horário de funcionamento dos postos de coleta acesse www.prosangue.sp.gov.br ou ligue para o Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.

Os endereços dos postos de coleta em demais regiões de São Paulo podem ser consultados em www.saude.sp.gov.br.

Doação de sangue e Covid-19

O novo coronavírus foi incluído pelo Ministério da Saúde nos critérios de triagem. No momento, não podem doar os seguintes perfis:
– candidatos procedentes de regiões com transmissão local são considerados inaptos por 30 dias, após retorno destas áreas.
– candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram infecção confirmada pelo Covid-19 ou casos suspeitos dessa doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas;
– candidatos que apresentaram infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos por um período de 90 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos);
– candidatos que tiveram contato próximo com pessoas que vieram de regiões com casos autóctones podem doar após 14 dias do contato, desde que assintomáticos.

Continue Reading

Coronavírus

Covid: mais de 559 mil pessoas não tomaram a 2ª dose da vacina em SP

Published

on

By

Dado foi divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da AB

A prefeitura de São Paulo estima que 559.676 pessoas ainda não tomaram a segunda dose de vacina contra a covid-19 na cidade. O dado foi divulgado hoje (4) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o secretário da Saúde, Edson Aparecido, esse número inclui até mesmo as pessoas que atrasaram a dose em um dia.

A prefeitura alerta a população de que é necessário completar o esquema vacinal, ou seja, tomar as duas doses caso tenha tomado Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou CoronaVac/Sinovac/Butantan como primeira dose. Completar o esquema vacinal é essencial para garantir proteção completa contra as formas graves da covid-19 e, principalmente, garantir mais proteção contra a variante Delta, que foi identificada inicialmente na Índia.

“A tendência é ir diminuindo o processo de vacinação dos atrasados. O esforço é permanente. O processo de vacinação é de conscientização”, disse o secretário.

Para que as pessoas completem o seu esquema vacinal, a prefeitura vai promover um dia especial para vacinação de segunda dose no dia 16 de outubro.

A relação dos postos de vacinação na cidade de São Paulo pode ser consultada no site Vacina Sampa.

Continue Reading

Cajamar

Fundo Social de Cajamar anuncia programação dedicada ao setembro amarelo

Published

on

By

Serão encontros semanais em diversos pontos da cidade, com o objetivo de levar informação até as famílias sobre a prevenção e conscientização contra o suicídio

O Fundo Social de Solidariedade promoverá uma série de rodas de conversa com foco na campanha Setembro Amarelo. Os encontros, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social, serão realizados semanalmente em diferentes pontos da cidade.

O primeiro encontro será realizado na quarta-feira (08), na subprefeitura do Ponunduva. No dia 15, terá um encontro na sala anexa da Farmácia 24h do Polvilho, dia 22, no Centro Cultural de Jordanésia e no dia 29 será no Centro Comunitário do Maria Luiza.

Para o setembro amarelo, o foco será a prevenção e conscientização contra o suicídio. Com a pandemia, dispararam os casos, principalmente, entre os mais jovens. As rodas têm como objetivo levar informação até as famílias da cidade, ouvir delas seus maiores anseios e trocar experiências.

Mais informações pelo telefone (11) 4447-5827.

Confira a programação:

15 de setembro – Farmácia 24 horas
Rua Antônio Rizardi, 42

22 de setembro – Centro Cultural de Jordanésia
Rua Arnaldo Rojek, 295

29 de setembro – Centro Comunitário Maria Luiza
Rua Anabela, 210

Continue Reading

Cajamar

Vacinação contra a COVID-19 para adolescentes de 14 anos neste sábado (04)

Published

on

By

No momento da aplicação, os adolescentes devem estar acompanhados pelo responsável e apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência

Fonte: PMC

Dando continuidade ao Cronograma de Vacinação contra a COVID-19, neste sábado (04), o município de Cajamar estará realizando a vacinação para adolescentes com 14 anos sem comorbidades. Se você pertence a essa faixa etária, compareça à um Polo de Vacinação mais próximo de sua residência para garantir a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

Em Jordanésia, o Polo de Vacinação está localizado no Centro de Eventos Boiódromo, e as imunizações são aplicadas pelo sistema drive-thru, sem precisar sair do veículo (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia). No Polvilho, a vacinação está sendo aplicada no Ginásio Antônio Carlos Tramassi (estacionamento para veículos disponível ao lado do ginásio). Atendimento das 09h às 17h.

Para agilizar o atendimento, é importante preencher o formulário online, disponível através do site https://vacinaja.sp.gov.br. No momento da aplicação, os adolescentes devem estar acompanhados pelo responsável, além disso, é preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

POLOS DE VACINAÇÃO

Atendimento das 09h às 17h:

  • Drive-thru: Centro de Eventos “Boiódromo”, em Jordanésia Av. Vereador Joaquim Pereira Barbosa nº 827 (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia)
  • Ginásio do Polvilho: Ginásio de Esportes “Antônio Carlos Tramassi”, no Polvilho. Rua Creuza Ferreira de Araújo nº 120 (estacionamento para veículos ao lado do Ginásio)

Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Trending

Portal TopTVOn Brasil ©2021