Connect with us

Saúde

Hemocentros de São Paulo estão com estoque baixo de sangue

Para doar basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Published

on

A Secretaria da Saúde do Estado fez um apelo para incentivar doações de sangue, já que os bancos estão operando com apenas 40% da reserva necessária para atendimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública.

A manutenção do estoque é fundamental para a realização de cirurgias, por exemplo. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia.

“Pedimos apoio às pessoas para que doem sangue sempre que puderem e, especialmente, neste momento. A doação de sangue é segura e fundamental para ajudar a salvar vidas. É importante salientar que postos de coleta não oferecem riscos”, enfatiza o Secretário de Estado de Saúde, José Henrique Germann.

Para doar basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. É realizada uma entrevista de triagem, no dia da doação. Devido ao novo Coronavírus, há alguns impedimentos, que podem ser consultados a seguir.

No site da Pró-Sangue é possível saber os pré-requisitos básicos para doar. A dica é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o atendimento é mais rápido. Para horário de funcionamento dos postos de coleta acesse www.prosangue.sp.gov.br ou ligue para o Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.

Os endereços dos postos de coleta em demais regiões de São Paulo podem ser consultados em www.saude.sp.gov.br.

Doação de sangue e Covid-19

O novo coronavírus foi incluído pelo Ministério da Saúde nos critérios de triagem. No momento, não podem doar os seguintes perfis:
– candidatos procedentes de regiões com transmissão local são considerados inaptos por 30 dias, após retorno destas áreas.
– candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram infecção confirmada pelo Covid-19 ou casos suspeitos dessa doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas;
– candidatos que apresentaram infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos por um período de 90 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos);
– candidatos que tiveram contato próximo com pessoas que vieram de regiões com casos autóctones podem doar após 14 dias do contato, desde que assintomáticos.

Continue Reading

Cajamar

Cajamar vacina contra Covid pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades; veja os locais

Published

on

By

Confira os novos grupos prioritários com idade igual ou superior a 18 anos que serão vacinados a partir dessa semana no município de Cajamar

A partir desta segunda-feira (07), o município de Cajamar iniciou a vacinação contra a COVID-19 para um novo público-alvo. Desta vez, o Cronograma de Vacinação inclui pessoas com Síndrome de Down; Transplantados Imunossuprimidos; pessoas com Deficiência Permanente (BCP); pessoas com Comorbidades; Gestantes e Puérperas com Comorbidades. Todos na faixa etária de 18 a 59 anos.

IMPORTANTE: grávidas com comorbidades com 18 anos ou mais devem agendar a vacinação antecipadamente pelos telefones: (11) 4447-1233, (11) 4446-6330, (11) 4446-6818, (11) 99483-0881, (11) 99465-4332 ou (11) 98964-0716.

Para os outros casos, as imunizações estão sendo aplicadas em Jordanésia, Polvilho, Cajamar Centro, Ponunduva e km 43. Em Jordanésia, um dos Polos de Vacinação está localizado no Centro de Eventos Boiódromo, e as imunizações são aplicadas pelo sistema drive-thru, sem precisar sair do veículo (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia). No Polvilho, a vacinação está sendo aplicada no Ginásio Antônio Carlos Tramassi (estacionamento para veículos disponível ao lado do ginásio). Atendimento de segunda a sábado, das 09h às 17h.

Em Cajamar Centro, KM 43 e Ponunduva, as vacinas contra a COVID-19 serão aplicadas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 09 às 16h. Após este horário, os atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Polvilho e Jordanésia, das 17 às 19h.

Para receber a imunização não é necessário agendar. Porém, para agilizar o atendimento, é importante preencher o formulário online, disponível através do site https://vacinaja.sp.gov.br. No momento da aplicação, é preciso apresentar documento com foto original, cartão do SUS e a cópia de receitas ou laudo médico, de acordo com cada caso:

COMORBIDADES: Apresentar laudo médico / receituário atualizado comprovando a patologia;

DEFICIÊNCIA PERMANENTE: Levar comprovante do recebimento do benefício de prestação continuada da assistência social;

TRANSPLANTADOS: Apresentar comprovante do transplante ou laudo médico.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

  • Insuficiência Cardíaca
  • Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Síndromes coronarianas
  • Miocardiopatias pericardiomiopatias
  • Valvopatias
  • Doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatia congênita do adulto
  • Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
  • Diabetes Mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão arterial resistente
  • Hipertensão arterial estágio 3
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão no órgão alvo
  • Doença cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidos
  • Anemia falciforme
  • Obesidade mórbida
  • Cirrose hepática
  • HIV

VACINAÇÃO (exceto grávidas com comorbidades)

Atendimento de segunda a sábado, das 9h às 17h:

  • Drive-thru: Centro de Eventos “Boiódromo”, em Jordanésia Av. Vereador Joaquim Pereira Barbosa nº 827 (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia)
  • Ginásio do Polvilho: Ginásio de Esportes “Antônio Carlos Tramassi”, no Polvilho. Rua Creuza Ferreira de Araújo nº 120 (estacionamento para veículos ao lado do Ginásio)

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h:

  • ESF KM 43: Av. das Nascentes nº 518 – Bairro São Benedito/Km 43
  • ESF Ponunduva: Rua Joaquim Rodrigues Pontes nº 203 – Ponunduva
  • ESF Cajamar Centro: Av. Prof. Walter Ribas de Andrade nº 544 – Centro

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h:

  • UBS Jordanésia: Av. Dr. Antônio João Abdalla nº 850
  • UBS Polvilho: Rua Timburi 121, Polvilho

Continue Reading

Cajamar

Pessoas com comorbidades devem levar cópia de laudo médico quando forem vacinar

Published

on

By

Fonte: PMC

A medida tem como objetivo evitar fraudes de pessoas que tentam passar na frente sem pertencer aos grupos prioritários

A partir dessa semana, a Secretaria de Saúde solicita uma cópia da declaração, receita ou laudo médico de pessoas com comorbidades que forem receber a primeira dose de vacinas contra a COVID-19. A medida foi estabelecida seguindo orientações do Ministério Público, e tem como objetivo evitar fraudes de pessoas que tentam passar na frente, sem pertencer aos grupos prioritários.

A nova determinação entrou em vigor nesta segunda-feira (31). Com isso, é preciso que no momento da vacinação a pessoa leve junto uma cópia da receita ou laudo médico para que seja anexado no cadastro. Continuará sendo necessário também a apresentação de comprovante de residência do município e documento com foto.

Esse novo critério será utilizado em todos os municípios de São Paulo, visando garantir que a imunização está sendo aplicada rigorosamente apenas nos grupos prioritários liberados. Caso seja detectado qualquer tipo de irregularidade, será iniciado um processo civil/criminal, com encaminhamento para providências do Ministério Público (MP).

Continue Reading

Cajamar

Prefeitura de Cajamar mantém plantões no feriado de Corpus Christi

Published

on

By

Foto: PMC

Hospital Municipal, UPA Jordanésia e Centro de Combate ao Coronavírus estarão de plantão neste feriado.

A Prefeitura de Cajamar vai manter plantões de atendimento à população durante o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (3).

Estarão funcionando em plantão setores de saúde, mobilidade urbana e segurança. O Hospital Municipal Enfermeiro Antônio Policarpo de Oliveira, o Centro de Combate ao Coronavírus e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Jordanésia) atenderão em sistema ininterrupto. As Unidades Básicas de Saúde não abrem nesta quinta e sexta-feira (3 e 4), retomando o atendimento normal a partir de segunda-feira (7).

O Paço e demais repartições municipais também não abrem nesta quinta e sexta-feira (3 e 4), reabrindo nos horários habituais na segunda-feira (7). O atendimento presencial segue suspenso nas repartições públicas localizadas no Paço Municipal.

Os serviços de emergência da Guarda Civil Municipal devem ser acionados pelos telefones 153 e (11) 4447-4000. O atendimento da Defesa Civil atenderá pelo telefone (11) 4447-1130.

Vacinação Contra Covid-19

A Secretaria de Saúde iniciou a nova fase do Cronograma de Vacinação contra a COVID-19 para pessoas com comorbidades e deficiência permanente, com idade igual ou superior a 30 anos; pessoas com Síndrome de Down, imunossuprimidos e transplantados, de 18 a 59 anos. As imunizações acontecem em dois Polos de Vacinação, sendo eles em Jordanésia e Polvilho e seguirá nesta quinta-feira (03), sexta-feira (4) e sábado (05), das 09h às 17h.

No Centro de Eventos Boiódromo, em Jordanésia, as imunizações estão sendo aplicadas pelo sistema drive-thru, sem precisar sair do veículo (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia) e pelo sistema via pedestre. Já a vacinação no Ginásio Antônio Carlos Tramassi, no Polvilho, é preciso entrar a pé (estacionamento para veículos disponível ao lado do ginásio).

No momento da aplicação, é preciso apresentar documento com foto original, cartão do SUS, receitas ou laudo médico, de acordo com cada caso.

Pólos de Vacinação

Drive-Thru – Centro de Eventos Boiódromo – Jordanésia – 09h às 17h. (quinta-feira, dia 3, sexta-feira, dia 4 e sábado, dia 5)

Ginásio de Esportes Antonio Carlos Tramassi – Polvilho – 09h às 17h. (quinta-feira, dia 3, sexta-feira, dia 4 e sábado, dia 5)

Abastecimento

As feiras-livres e a coleta de lixo funcionam nos locais e horários habituais.

Iluminação Pública

Para solicitar reparos na iluminação, a população pode entrar em contato através do 0800 042 0653, ou enviar uma solicitação diretamente pelo aplicativo da Prefeitura de Cajamar, na função “Iluminação Pública”.

Telefones úteis

• Emergência: Guarda Municipal 153 ou (11) 4447-4000
• Polícia Militar: 190
• Central de Ambulância: 192 ou (11) 4447-3006
• Bombeiros: 193
• Defesa Civil: (11) 4447-1130
• Serviço funerário: (11) 4446-6100

Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Trending

Portal TopTVOn Brasil ©2021