Connect with us

Coronavírus

Partículas da Covid-19 no ar podem infectar pessoas, dizem cientistas

Informação foi publicada no jornal americano ‘The New York Times’; OMS revelou que está revisando as informações da reportagem.

Published

on

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode infectar pessoas através do ar, afirmou um grupo de 239 cientistas ao jornal “The New York Times”, dos Estados Unidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar revisando as informações dos cientistas.

“Estamos cientes do artigo e estamos revisando seu conteúdo com nossos especialistas técnicos”, diz a nota.

Entretanto, esta não é a primeira vez a possibilidade de transmissão pelo ar é apontada. Um estudo chinês apontou que o vírus as pessoas podem se infectar mesmo sem contato, apenas pelo ar, mas o órgão da Saúde insiste em não confirmar a informação.

De acordo com a reportagem do jornal, vários estabelecimentos precisariam garantir bons sistemas de ventilação e filtros de ar poderosos durante a pandemia. O jornal indica ainda que luzes ultravioletas podem ser utilizadas para matar partículas virais.

Os cientistas ainda não conseguiram guardar o vírus em aerossóis laboratoriais, segundo a médica Linsey Marr, especialista em transmissão aérea de vírus pela universidade Virginia Tech. No entanto, não significa que as partículas não sejam infecciosas.

De acordo com a médica, os prédios possuem uma menor circulação de ar, fazendo com que o vírus se acumule no ar e gere maiores riscos. A cientista afirma que as partículas não são capazes de viajar longas distâncias e infectar pessoas.

Continue Reading

Coronavírus

Covid: mais de 559 mil pessoas não tomaram a 2ª dose da vacina em SP

Published

on

By

Dado foi divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da AB

A prefeitura de São Paulo estima que 559.676 pessoas ainda não tomaram a segunda dose de vacina contra a covid-19 na cidade. O dado foi divulgado hoje (4) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o secretário da Saúde, Edson Aparecido, esse número inclui até mesmo as pessoas que atrasaram a dose em um dia.

A prefeitura alerta a população de que é necessário completar o esquema vacinal, ou seja, tomar as duas doses caso tenha tomado Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou CoronaVac/Sinovac/Butantan como primeira dose. Completar o esquema vacinal é essencial para garantir proteção completa contra as formas graves da covid-19 e, principalmente, garantir mais proteção contra a variante Delta, que foi identificada inicialmente na Índia.

“A tendência é ir diminuindo o processo de vacinação dos atrasados. O esforço é permanente. O processo de vacinação é de conscientização”, disse o secretário.

Para que as pessoas completem o seu esquema vacinal, a prefeitura vai promover um dia especial para vacinação de segunda dose no dia 16 de outubro.

A relação dos postos de vacinação na cidade de São Paulo pode ser consultada no site Vacina Sampa.

Continue Reading

Cajamar

Cajamar é a primeira cidade da região menos vulnerável à Covid-19, segundo pesquisa Votorantim

Published

on

By

Fonte: PMC

Cidade conquista a primeira colocação entre as cidades da região no Índice de Vulnerabilidade Municipal segundo o Instituto Votorantim

Frente à pandemia de Covid-19 que o país vive, o município de Cajamar apresenta desempenho seguro com ações positivas em relação ao enfrentamento do vírus. O fato é comprovado pelo Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim e divulgado recentemente pela entidade, mapeando o cenário da pandemia no Brasil.

Segundo o estudo, o município é a primeira colocada entre as cidades que compõe os consórcios intermunicipais das cidades da zona Oeste e Norte da Região Metropolitana de São Paulo menos vulneráveis à Covid-19. Outras duas cidades que se destacaram na pesquisa são da região oeste: Barueri e Santana de Parnaíba, também estão entre as menos vulneráveis. Segundo o estudo, cada indicador tem peso que varia de 0 a 100: quanto mais alto o valor, maior é a vulnerabilidade. O município de Cajamar obteve o índice de 41,94 entre os 645 municípios do Estado. Barueri é a segunda cidade da região com índice de 47,06 e Santana de Parnaíba vêm na terceira colocação com índice de 47,89.

Para compor o ranking, o instituto levou em consideração dados sobre o novo coronavírus nas cidades, como casos confirmados e óbitos, e analisou a população vulnerável, economia local, estrutura e organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração municipal. O levantamento utilizou ainda dados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).

Para o Prefeito Danilo Joan, a pesquisa demonstra que o município tem atuado no caminho certo para o combate ao Coronavírus, reforçando o caráter positivo das medidas adotadas e dos investimentos realizados.

“Desde que tivemos os primeiros casos no país, nossa cidade se manteve atenta, acompanhando a situação e planejando as ações. Exemplo disso é que, ao observar o crescimento, nos antecipamos, tomando medidas importantes como a construção do Hospital de Campanha (Centro Médico de Combate ao Coronavírus), o primeiro a ser entregue na Região Metropolitana. Também tivemos a ampliação dos leitos hospitalares, com maior capacidade na enfermaria e na UTI para tratamento da Covid que, felizmente, apresentam baixa ocupação. Também investimos na contratação de profissionais da saúde, além de investirmos na compra de insumos e equipamentos de proteção (EPIs)”, destaca.

“Temos feito tudo o que é possível para organizar nosso serviço de saúde e ampliar as medidas de proteção da população. Como sempre falo, nossa missão é cuidar das pessoas e sabemos que é um momento difícil enfrentado por todo o país, mas este índice positivo nos traz um fôlego e esperança de que estamos atuando no rumo certo, com preparo para minimizar, ao máximo, o avanço da contaminação em nossa cidade”, completa o prefeito.

Continue Reading

Cajamar

Vacinação contra a COVID-19 para adolescentes de 14 anos neste sábado (04)

Published

on

By

No momento da aplicação, os adolescentes devem estar acompanhados pelo responsável e apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência

Fonte: PMC

Dando continuidade ao Cronograma de Vacinação contra a COVID-19, neste sábado (04), o município de Cajamar estará realizando a vacinação para adolescentes com 14 anos sem comorbidades. Se você pertence a essa faixa etária, compareça à um Polo de Vacinação mais próximo de sua residência para garantir a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

Em Jordanésia, o Polo de Vacinação está localizado no Centro de Eventos Boiódromo, e as imunizações são aplicadas pelo sistema drive-thru, sem precisar sair do veículo (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia). No Polvilho, a vacinação está sendo aplicada no Ginásio Antônio Carlos Tramassi (estacionamento para veículos disponível ao lado do ginásio). Atendimento das 09h às 17h.

Para agilizar o atendimento, é importante preencher o formulário online, disponível através do site https://vacinaja.sp.gov.br. No momento da aplicação, os adolescentes devem estar acompanhados pelo responsável, além disso, é preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

POLOS DE VACINAÇÃO

Atendimento das 09h às 17h:

  • Drive-thru: Centro de Eventos “Boiódromo”, em Jordanésia Av. Vereador Joaquim Pereira Barbosa nº 827 (entrada pelo Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Álvares, em Jordanésia)
  • Ginásio do Polvilho: Ginásio de Esportes “Antônio Carlos Tramassi”, no Polvilho. Rua Creuza Ferreira de Araújo nº 120 (estacionamento para veículos ao lado do Ginásio)

Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Trending

Portal TopTVOn Brasil ©2021